Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pacote de Dados

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 00h22 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 12h10
Notas sobre o pacote de dados e informações em meio digital

Esta seção contém informações sobre o conteúdo e formatos do Pacote de Dados e Informações da Terceira Rodada de Licitações. Este Pacote de Dados foi disponibilizado exclusivamente durante a rodada.

Cada Pacote de Dados e Informações é composto por um CD-ROM e de uma ou duas fitas 8 mm. O CD-ROM contém informações gerais, dados das pastas de poço e dados de curvas de perfis de poço, e a(s) fita(s) contém os dados sísmicos.

Cada uma das categorias de dados é descrita a seguir. O CD-ROM contém arquivos em formato PDF, ASCII e LIS (dados de curvas de perfis). Todos os arquivos em formato PDF e ASCII foram indexados. Desta forma, a utilização do Adobe Acrobat Reader permite uma rápida visualização do conteúdo geral do CD-ROM e uma prática navegação entre os diversos tópicos.

Adicionalmente, é fornecido um CD-ROM de informações gerais, que contém o pré-edital, mapas da Terceira Rodada de Licitações, dados de infra-estrutura, legislação, informações sobre o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), participações governamentais e aquisição de dados não-exclusivos.

1. Estrutura do CD-ROM

A página Inicial do CD-ROM contem 6 seções:

  • Mapas / Maps
  • Informações sobre a Bacia / Basin Information
  • Blocos / Blocks
  • Pastas de poços / Well files
  • Notas sobre o pacote de dados
  • Data Package Information

As duas últimas contém as explicações necessárias à melhor utilização do Pacote de Dados e Informações.

A seção Mapas contém mapas das concessões exploratórias atuais, dos blocos oferecidos e da batimetria. Informações complementares relativas à infra-estrutura podem ser encontradas no CD-ROM de informações gerais sobre a Rodada. Esta seção inclui ainda as coordenadas de todos os blocos oferecidos na Terceira Rodada de Licitações, em latitude/longitude e em projeção policônica.

A seção Informações sobre a Bacia pode ser acessada através da página Inicial ou através da navegação da seção Mapas. Esta seção inclui o Sumário Geológico, com informações sobre a localização e o sistema petrolífero da bacia e dos blocos. O Sumário Geológico está disponível em português e em inglês. Há ainda informações sobre a quantidade de sísmica e poços existentes na bacia e disponibilizada no Pacote de Dados e Informações, mapas gravimétricos e magnetométricos, carta estratigráfica, arcabouço estrutural e seções geológicas da bacia. As figuras incluídas no texto estão também disponíveis individualmente em tamanho e qualidade para impressão até tamanho A0.

A seção Blocos pode ser acessada a partir da página Inicial ou da navegação da seção Informações sobre a Bacia. Contém mapas de localização dos blocos, poços e sísmica disponibilizada. Contém ainda dados de poços, em formatos descritos mais adiante, no item Dados de Poços.

A seção Pastas de Poço contém os relatórios relacionados a cada poço.

2. Dados Sísmicos

Há três conjuntos de dados sísmicos: sísmica regional da bacia, sísmica pré-empilhamento e sísmica empilhada, localizadas no interior dos blocos.

A sísmica regional foi disponibilizada apenas nas bacias marítimas. É composta por um conjunto de linhas selecionadas fora dos limites dos blocos. Tem o objetivo de permitir às companhias desenvolver uma visão mais abrangente sobre a geologia regional e a evolução da bacia.

Os dados pré-empilhamento foram disponibilizados apenas para as bacias marinhas. Se limitam a uma ou duas linhas por bacia, selecionadas com o objetivo de permitir às companhias a aplicação de fluxogramas próprios de processamento.

A seleção dos dados sísmicos empilhados dentro dos limites dos blocos seguiu os seguintes critérios:

  • Foram incluídas todas as linhas 2D que se encontravam processadas e em formato digital no Banco de Dados da ANP;
  • Foram incluídos os levantamentos 3D que se encontravam processados e em formato digital no Banco de Dados da ANP e que possuíam um recobrimento significativo nos blocos.
  • A edição dos dados limitou-se ao corte da extensão das linhas com mais de 2 km fora dos limites dos blocos.
  • Os dados sísmicos foram gravados em formato SEG-Y em fitas de 8mm. Mapas de sísmica nos blocos estão disponíveis na seção Bacias deste website.
3. Dados de Poços

Há dois conjuntos de dados de poço: poços regionais e poços no interior dos blocos. Poços regionais foram disponibilizados para as bacias marítimas. Têm o objetivo de amarrar a sísmica regional disponibilizada, viabilizando uma interpretação mais abrangente. Dentro dos blocos foram disponibilizados dados de todos os poços exploratórios perfurados. Os Mapas de poços para cada bloco estão disponíveis na seção Bacias deste website.

Há cinco tipos de dados de poço:

  • Arquivo Geral de Poços
  • Perfis Compostos
  • Dados geoquímicos
  • Pastas de Poço
  • Curvas de Perfis de Poço

As peculiaridades de cada tipo de dado de poço são descritas adiante. Em geral, nem todos os dados descritos abaixo está disponível em todos os poços. O Arquivo Geral de Poços e as Pastas de Poço, porém, são complementares em muitos aspectos, e os dados ausentes em um podem muitas vezes ser encontrados no outro.

3.1. Arquivo Geral de Poços

Nele constam coordenadas e informações sobre litoestratigrafia e cronoestratigrafia, cabeçalhos de perfis, tabelas tempo profundidade, resultados de testes de formação e as litologias interpretadas para cada profundidade amostrada no poço. Foi recuperado em formato ASCII, formatado para adequar-se a um formato de página padrão e convertido em PDF.

3.2. Perfis Compostos

Os perfis compostos gerados incluem a litologia interpretada do poço, indícios de hidrocarbonetos e litoestratigrafia e cronoestratigrafia. Foi selecionado um conjunto de curvas em que constam Caliper, GR, DT, SP, RHOB, TTI e uma curva de resistividade, onde estas curvas existem na base de dados. Os arquivos foram gerados no formato PDF e indexados pelo nome do poço.

3.3. Pastas de Poços

As pastas de poços contém todos os relatórios feitos sobre cada poço específico. Isto inclui a análise geológica das amostras de calha (realizada na locação) e relatórios de perfuração e de engenharia. Inclui também análises laboratoriais diversas realizadas em testemunhos e cascalho, amostragens de fluidos, testes de produção e relatórios diversos gerados durante ou após a perfuração do poço. A maior parte destes relatórios está disponível apenas em português.

3.4. Dados geoquímicos

Os dados de análise geoquímica estão disponíveis para grande número de poços, em formato ASCII. Os dados geoquímicos disponíveis são indicados na tabela abaixo:

  • TOC: Carbono Orgânico Total (%);
  • RESID: carbono orgânico insolúvel (%);
  • S1: hidrocarbonetos livres (mg/g);
  • S2: hidrocarbonetos produzidos pela conversão térmica do querogênio contido na rocha (mg/g);
  • S3: CO2 produzido durante a pirólise (mg/g);
  • TMAX: temperatura associada à máxima geração de hidrocarbonetos a partir de conversão térmica do querogênio (oC);
  • Como dados calculados, o Índice de Hidrogênio (IH) e o Índice de Oxigênio (IO); IH=(100*S2)/TOC e IO=(100*S3)/TOC.
3.5. Curvas de Perfis

Os dados de curvas de perfis foram recuperados do Banco de Dados da ANP (BDEP) e gravados em formato LIS.

Fim do conteúdo da página
>