Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pacote de Dados

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 00h22 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 12h12 | Acessos: 666

Veja uma tabela e mapas com os dados disponibilizados em cada bloco.

Dados disponibilizados no Pacote de Dados e Informações
Clique sobre o link em cada bacia para ver mapas com os dados de sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados e Informações.
Número de Poços
bloco
regional
5
6
 
0
527
2.173
1.645
2.524
1.527
890

 

Informações sobre o conteúdo do Pacote de Dados

O Pacote de Dados e Informações contém os dados públicos de sísmica e poços disponíveis no interior dos blocos oferecidos na Quarta Rodada de Licitações, além de dados para estudos regionais, disponibilizados para as bacias marítimas.

O Pacote de Dados e Informações de cada bacia é composto por um ou mais CDs e de uma ou mais fitas 8 mm. Os CDs contêm informações gerais, dados das pastas de poço e dados de curvas de perfis de poço, e as fitas contém os dados sísmicos. O Pacote de Dados para todas as 18 bacias é composto de 34 CDs e 24 fitas 8 mm.

Conteúdo do CD-ROM

Os CDs contém arquivos em formato pdf, ASCII, LAS e LIS (dados de curvas de perfis). Todos os arquivos em formato pdf e ASCII foram indexados.

O CD-ROM é dividido em diferentes seções.

A seção Mapas contém mapas relativos às concessões exploratórias atuais, aos blocos oferecidos na Quarta Rodada de Licitações e à batimetria detalhada da bacia. Esta seção inclui ainda as coordenadas de todos os blocos oferecidos na Quarta Rodada de Licitações, em latitude/longitude e em projeção policônica.

A seção Informações sobre a Bacia inclui o Sumário Geológico, com informações sobre a localização e o sistema petrolífero da bacia e dos blocos. O sumário geológico está disponível em português e em inglês. Há ainda informações sobre a quantidade de sísmica e poços disponibilizados no pacote de dados e informações, mapas gravimétrico e magnetométrico, carta estratigráfica, arcabouço estrutural e seções geológicas da bacia. As figuras incluídas no texto estão também disponíveis individualmente em tamanho e qualidade para impressão até tamanho A0.

A seção Blocos contém mapas de localização dos blocos, poços e sísmica disponibilizada. Contém ainda dados de poços, em formatos descritos mais adiante, no item Dados de Poços.

A seção Pastas de Poço contém os relatórios relacionados a um poço específico.

Dados de poços

Há dois conjuntos de dados de poço: poços regionais e poços no interior dos blocos.

Poços regionais foram disponibilizados para as bacias no mar e para a bacia do São Francisco, em terra. Têm o objetivo principal de amarrar a sísmica regional disponibilizada, viabilizando uma interpretação mais abrangente.

Dentro dos blocos foram disponibilizados dados de todos os poços exploratórios perfurados.

Há cinco tipos de dados de poço:

  • Arquivo Geral de Poços (AGP)
  • Perfis Compostos
  • Dados geoquímicos
  • Pastas de Poço
  • Curvas de Perfis de Poço

As peculiaridades de cada tipo de dado de poço são descritas adiante.

Em geral, nenhuma das bases de dados existente é completa. O Arquivo Geral de Poços e as Pastas de Poço, porém, são complementares em muitos aspectos, e os dados ausentes em um podem muitas vezes ser encontrados no outro.

Na Quarta Rodada de Licitações pela primeira vez estão sendo incluídos nos pacotes de dados poços perfurados sob regime de Contrato de Concessão relativo a blocos do "Round 0". O conjunto de dados solicitado pela ANP para estes poços ainda está em processo de consolidação, de maneira que os dados hoje disponíveis são heterogêneos em conteúdo e qualidade.

Arquivo Geral de Poços

O Arquivo Geral de Poços (AGP) é uma base de dados digital da Petrobras. Nele constam entre outras, geralmente, coordenadas, litoestratigrafia e cronoestratigrafia, cabeçalhos de perfis, tabelas tempo profundidade, resultados de testes de formação e as litologias interpretadas para cada profundidade amostrada no poço. A origem das informações é diversificada, e pode incluir as pastas de poço. O estado de atualização é bastante variado conforme a época ou a região, e o AGP não foi disponibilizado para a maioria dos poços perfurados nos blocos do "Round 0".

O AGP foi recuperado em formato ASCII, formatado para adequar-se a um formato de página padrão e convertido em PDF. O AGP está localizado dentro da seção Blocos do CD ROM, indexado por poço.

Perfis compostos

Os perfis compostos gerados incluem a litologia interpretada do poço, indícios de hidrocarbonetos e litoestratigrafia e cronoestratigrafia. Foi selecionado um conjunto de curvas em que constam Caliper, GR, DT, SP, RHOB, TTI e uma curva de resistividade, onde estas curvas existem na base de dados.

Os perfis foram gerados em escala 1:2000, e exportados em formato Post Script (PS). Os arquivos PS foram por fim convertidos para PDF e indexados pelo nome do poço.

Para os poços perfurados sob os contratos de concessão do "Round 0" os perfis compostos foram escanerizados de cópias em papel tal qual fornecidas pelos operadores.

Os perfis compostos estão localizados dentro da seção Blocos e Poços regionais do CD ROM de cada bacia.

Pastas de Poço

As pastas de poço contém os relatórios públicos feitos sobre um poço específico. Isto inclui a análise geológica das amostras de calha (realizada na locação) e relatórios de perfuração e de engenharia. Inclui também análises laboratoriais diversas realizadas em testemunhos e cascalho, amostragens de fluidos, testes de produção e relatórios diversos gerados durante ou após a perfuração do poço. Assim como outras bases de dados, estas pastas nem sempre são completas.

A maior parte destes relatórios está disponível apenas em português, sendo muitos documentos manuscritos.

Os múltiplos arquivos relativos a cada poço foram convertidos em um único arquivo PDF. Este arquivo possui uma navegação em 3 níveis: Geologia, Perfuração e Produção, e encontra-se indexado pelo título do documento.

Dados geoquímicos

Os dados de análise geoquímica estão disponíveis para grande número de poços, em formato ASCII. Os arquivos com os dados geoquímicos podem ser acessados a partir da seção Blocos do CD ROM, indexados por poço.

Curvas de Perfis

Os dados de curvas de perfis em formato LIS foram recuperados do Banco de Dados da ANP (BDEP). Os arquivos foram gravados também em formato LAS no diretório do CD ROM denominado \Well_Logs. Dentro deste, há um diretório para os poços regionais e um diretório para cada bloco. Cada diretório contém todos os arquivos relativos aos seus blocos. Cada arquivo é batizado com o nome do poço a que se refere.

As curvas no formato LAS foram combinadas (spliced). Quando um tipo de curva (GR, por exemplo), oriundo da mesma ferramenta, ou até de ferramentas diferentes, repete-se em um mesmo intervalo, foram geradas mais de uma curva.

Dados sísmicos

Há três conjuntos de dados sísmicos: sísmica regional da bacia, sísmica pré-stack e pós-stack localizada nos blocos.

A sísmica regional foi disponibilizada apenas para as bacias no mar e para a bacia do São Francisco. É composta por um conjunto de linhas selecionadas fora dos limites dos blocos. Tem o objetivo de permitir às empresas desenvolver uma visão mais abrangente sobre a geologia regional e a evolução da bacia.

Os dados pré-stack foram disponibilizados apenas para as bacias marinhas. Se limitam a uma linha por bacia, selecionada com o objetivo de permitir às empresas a aplicação de fluxogramas próprios de processamento. O relatório do observador para a linha pré-stack disponibilizada pode ser obtida no CD ROM da bacia correspondente, no item Blocos. Dados pré-stack estão disponíveis no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP).

A seleção dos dados sísmicos pós-stack dentro dos limites dos blocos seguiu os seguintes critérios:

  • Foram incluídas todas as linhas 2D que se encontravam Processadas e em formato digital no Banco de Dados da ANP;
  • Foram incluídos os levantamentos 3D que se encontravam processados e em formato digital no Banco de Dados da ANP e que possuíam um recobrimento significativo nos blocos.

Para a edição (corte) dos dados foi considerada uma zona de 2 kms ao redor do bloco. Os dados fora desta zona não foram incluídos.

Os dados foram exportados diretamente para fitas de 8 mm usando o comando tar do UNIX com densidade alta (/dev/rmt/0ubn), em formato SEG-Y padrão.

Além das coordenadas UTM nos headers dos arquivos SEG-Y, coordenadas UTM e geográficas, foram incluídas em arquivos com o nome (UKOOA*) no diretório onde se encontram os arquivo SEG-Y.

Para os dados 3D foram disponibilizados arquivos com a extensão (.grid) contendo os vértices para carregamento.

Fim do conteúdo da página
>