Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pacote de dados técnicos

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 00h11 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 15h59

Informações sobre o conteúdo dos Pacotes de Dados

O Pacote de Dados e Informações contém os dados públicos de sísmica e poços disponíveis nos setores oferecidos na Sexta Rodada de Licitações. 

Cada Pacote de Dados e Informações é composto por um CD contendo informações gerais e mapas, um ou mais DVDs contendo os dados de poços e uma ou mais fitas 8 mm, contendo os dados de sísmica.

Para os setores terrestres e os setores em águas profundas das bacias de Santos, Campos e Sergipe-Alagoas, o Pacote de Dados e Informações será composto também por uma cota de dados de poços, a ser escolhida pelo participante, exclusivamente na cota determinada pela ANP no Edital e modelo do contrato.

Para as bacias de Camamu-Almada e Santos, o pacote inclui o relatório final dos Projetos de Avaliação de Potencial Petrolífero desenvolvidos pela COPPE e UNESP, respectivamente, através de convênio com a ANP. Estes relatórios incluem dados e informações tais como mapas de isópacas, estruturais, modelagem de geração e migração de HC e seções sísmicas regionais interpretadas.

 

Cota

A cota de poços, aplicada exclusivamente para os setores mencionados acima, é parte integrante do Pacote de Dados e Informações desta rodada.

Os poços disponíveis para seleção da cota para cada setor ou grupo de setores estarão relacionados nos projetos georreferenciados incluídos no CD Informações Gerais. Para estes poços, os dados limitam-se exclusivamente a curvas de perfis, perfis compostos e pastas de poços (quando disponíveis).

Dados adicionais poderão ser obtidos junto ao Banco de Dados de Exploração e Produção – BDEP, conforme termo de utilização e custos disponíveis na página eletrônica www.bdep.gov.br.

 

Conteúdo do CD-ROM

O CD é dividido em 3 seções e contém informações gerais sobre as bacias e sobre pacote de dados.

A seção Informações sobre o Pacote contém texto informativo com detalhes sobre a organização e conteúdo do pacote de dados.

A seção Informações sobre a Bacia inclui os sumários geológicos, históricos exploratórios e informações sobre a localização e o sistema petrolífero de todas as bacias e setores desta rodada. O sumário geológico está disponível em português e em inglês. Também estão disponíveis mapas gravimétrico e magnetométrico, carta estratigráfica, arcabouço estrutural e seções geológicas da bacia. 

A seção Projetos georreferenciados contém os projetos em GIS com o posicionamento das linhas sísmicas e poços disponíveis em cada pacote, com o objetivo de facilitar a identificação e seleção dos dados para solicitação da cota (quando aplicável).

 

Conteúdo do DVD

Em função do volume de dados a serem disponibilizados nesta rodada, a ANP optou por armazenar os dados de poços em DVD (capacidade de 4.7Gb).

Com exceção nas bacias de Santos, Campos e Sergipe-Alagoas, onde haverá uma cota adicional de poços, serão disponibilizados os dados de todos os poços exploratórios públicos localizados em áreas sem concessão, nos setores em mar.

Nos setores em bacias maduras, foi feita uma seleção de poços seguindo preferencialmente os seguintes critérios:

» Poços com hidrocarbonetos (HC) (incluem desde DESCOBRIDOR DE CAMPO COM OLEO até a SECO COM INDICACAO DE OLEO). Buscou-se uma distribuição com pelo menos 1 poço por bloco. Neste critério, não foram selecionados os poços localizados em campos produtores ou em desenvolvimento.

» Poços com referência sísmica (tabela tempo x profundidade).

» Poços secos sem HC. Em blocos onde os critérios anteriores não foram atendidos, foi dada a preferência para poços com maior profundidade;

» Poços localizados em campos produtores ou em desenvolvimento nos blocos restantes. Preferência para poços classificados como DESCOBRIDOR DE CAMPO.

 

Dados de Poços

Há cinco tipos de dados de poço: 

» Arquivo Geral de Poços

» Perfis Compostos

» Dados geoquímicos

» Pastas de Poço

» Curvas de Perfis de Poço

As peculiaridades de cada tipo de dado de poço são descritas adiante.

Em geral, nenhuma das bases de dados existente é completa. O Arquivo Geral de Poços e as Pastas de Poço, porém, são complementares em muitos aspectos, e os dados ausentes em um podem muitas vezes ser encontrados no outro.

Na Sexta Rodada de Licitações estão sendo incluídos nos pacotes de dados, poços recém-perfurados. O conjunto de dados solicitado pela ANP para estes poços ainda está em processo de consolidação, de maneira que os dados hoje disponíveis são heterogêneos em conteúdo e qualidade.

 

Arquivo Geral de Poços

O Arquivo Geral de Poços (AGP) é uma base de dados digital. Nele constam entre outras, geralmente, coordenadas, litoestratigrafia e cronoestratigrafia, cabeçalhos de perfis, tabelas tempo/profundidade, resultados de testes de formação e as litologias interpretadas para cada profundidade amostrada no poço. A origem das informações é diversificada, e pode incluir as pastas de poço. O estado de atualização é bastante variado conforme a época ou a região, e o AGP não está disponível para a maioria dos poços recém-perfurados.

O AGP foi recuperado em formato ASCII, formatado para adequar-se a um formato de página padrão e convertido em PDF. Os Arquivos Gerais de Poços podem ser encontrados no diretório “AGP - General Well Files”.

 

Perfis compostos

Os perfis compostos gerados incluem a litologia interpretada do poço, indícios de hidrocarbonetos, litoestratigrafia e cronoestratigrafia. Foi selecionado um conjunto de curvas em que constam Caliper, GR, DT, SP, RHOB, TTI e uma curva de resistividade, onde estas curvas existem na base de dados.

Para alguns poços recém-perfurados, os perfis compostos foram escanerizados de cópias em papel tal qual fornecidas pelos operadores.

Os perfis foram gerados em formato PDF e incluídos no diretório “Perfil Composto_Composite log ”.

 

Pastas de Poço

As pastas de poço contém os relatórios públicos relativos a um poço específico. Isto inclui a análise geológica das amostras de calha (realizada na locação) e relatórios de perfuração e de engenharia. Inclui também análises laboratoriais diversas realizadas em testemunhos e cascalho, amostragens de fluidos, testes de produção e relatórios diversos gerados durante ou após a perfuração do poço. Assim como outras bases de dados, estas pastas nem sempre são completas.

A maior parte destes relatórios está disponível apenas em português, sendo muitos documentos manuscritos.

Os múltiplos arquivos relativos a cada poço foram convertidos em um único arquivo PDF. Este arquivo possui uma navegação em 3 níveis: Geologia, Perfuração e Produção, e encontra-se indexado pelo título do documento.

As pastas devem ser acessadas no diretório “Pastas de Poços_well files”.

 

Dados geoquímicos

Os dados de análise geoquímica estão disponíveis para grande número de poços, incluídos no diretório “Geoquímica_Geochemistry”, em formato ASCII.

 

Curvas de Perfis

Os dados de curvas de perfis em formato LIS foram recuperados do Banco de Dados da ANP (BDEP). Os arquivos foram gravados também em formato LAS, com exceção dos poços recém-perfurados.As curvas no formato LAS foram combinadas (spliced). Quando um tipo de curva (GR, por exemplo), oriundo da mesma ferramenta, ou até de ferramentas diferentes, repete-se em um mesmo intervalo, foram geradas mais de uma curva.


As curvas foram incluídas no diretório “Curvas de perfil_well logs”.

 

Dados sísmicos

Foram disponibilizados exclusivamente dados pós-stack. A seleção dos dados sísmicos seguiu os seguintes critérios:

» Foram incluídas todas as linhas 2D que se encontravam processadas e em formato digital no Banco de Dados da ANP para os setores em terra;

» Foram incluídos os levantamentos 3D que se encontravam processados e em formato digital no Banco de Dados da ANP e que possuíam um recobrimento significativo nos blocos dos setores em terra.

» Foi incluído um conjunto de linhas 2D selecionadas com o objetivo de permitir às empresas desenvolver uma boa visão sobre a geologia e potencial das áreas oferecidas em mar.

Os dados foram exportados diretamente para fitas de 8 mm usando o comando tar do UNIX com densidade alta (/dev/rmt/0hbn), em formato SEG-Y padrão.

Além das coordenadas UTM nos headers dos arquivos SEG-Y, coordenadas UTM e geográficas, foram incluídas em arquivos com o nome (UKOOA*) no diretório onde se encontram os arquivo SEG-Y.

Para os dados 3D foram disponibilizados arquivos com a extensão (.grid) contendo os vértices para carregamento.


Os 29 setores oferecidos na Sexta Rodada de Licitações foram agrupados em 17 Pacotes de Dados. Clique nos links abaixo para obter detalhes e mapas com os dados sísmicos e de poços disponíveis em cada grupo:

 

Setores marítimos:

 

Água Profunda:

»
Bacia de Pelotas

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia de Campos

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

Sísmica disponível no BDEP (cota)

 

»
Bacia de Santos

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

Sísmica disponível no BDEP (cota)

 

»
Bacia do Espírito Santo

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia de Jequitinhonha

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia de Camamu-Almada

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia Sergipe-Alagoas

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

Sísmica disponível no BDEP (cota)

 

»
Bacia Barreirinhas

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia de Pará-Maranhão

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

Água Rasa:

»
Bacia de Campos

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia de Santos

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia do Espírito Santo

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia de Barreirinhas

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

»
Bacia da Foz do Amazonas

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

 

Setores terrestres:

»
Bacia do Espírito Santo Terra

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

Poços disponíveis no BDEP (cota)

 

»
Bacia do Recôncavo

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

Poços disponíveis no BDEP (cota)

 

»
Bacia Potiguar

Sísmica e poços disponíveis no Pacote de Dados

Poços disponíveis no BDEP (cota)
Fim do conteúdo da página
>