Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Oferta Permanente > Blocos Exploratórios
Início do conteúdo da página

Blocos Exploratórios

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 11h02 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 09h26 | Acessos: 10081

Os blocos exploratórios selecionados para a Oferta Permanente estão localizados em bacias de diferentes ambientes e modelos exploratórios: blocos em bacias de novas fronteiras e blocos em bacias de elevado potencial. A localização dos blocos é em bacias marítimas e em bacias terrestres.

Os diferentes ambientes e modelos têm o objetivo de ampliar as reservas e a produção brasileira de petróleo e gás natural, ampliar o conhecimento das bacias sedimentares, descentralizar o investimento exploratório no Brasil, fixar empresas nacionais e estrangeiras no País, assim como oferecer oportunidades a pequenas e médias empresas.

  • Blocos em oferta

    Estão disponíveis para declaração de interesse 158 blocos com risco exploratório, localizados em 20 setores de 8 bacias sedimentares brasileiras, totalizando 148.882,382 km². Estão em oferta 90 blocos nas bacias terrestres do Paraná, Parnaíba e Recôncavo e 68 blocos nas bacias marítimas de Campos, Ceará, Potiguar, Santos e Sergipe-Alagoas. Os blocos selecionados atendem a diferentes perfis de empresas.

    Os parâmetros técnicos e econômicos dos blocos estão dispostos na versão atualizada do edital da Oferta Permanente, publicada em 10/09/2018. O edital está disponível para consulta em word e em pdf.

    Esses 158 blocos atendem ao disposto nas Resoluções CNPE nº 08/2018 e 17/2017, que determina que as áreas ofertadas nas rodadas de licitações promovidas pela ANP devem ser previamente analisadas quanto à viabilidade ambiental pelos órgãos ambientais estaduais e pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atividades de Exploração e Produção de Óleo e Gás (GTPEG), bem como, no caso específico da Oferta Permanente, já terem sido objeto de autorizações de parte do CNPE em licitações anteriores.

    Para a realização da sessão de apresentação de ofertas, a ANP deverá ter recebido ao menos uma declaração do setor de interesse acompanhada de garantia de oferta.

    Shapefile dos Blocos em oferta: 

    Disponibilizamos abaixo o mapa e o Shapefile dos 158 blocos em oferta no processo de oferta permanente. 

    Shapefile dos Blocos em oferta.shp

    Mapa dos Blocos em Oferta

  • Blocos em estudo

    Estão em estudo 726 blocos, que somados aos 158 já disponíveis para a Oferta Permanente, completam o total dos 884 blocos previstos para a primeira etapa da Oferta Permanente.

    Os 884 blocos estão localizados em 14 bacias, totalizando 345.882,877 km². São ofertados 722 blocos distribuídos nas bacias terrestres do Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Parnaíba, Potiguar, Recôncavo, São Francisco, Sergipe-Alagoas e Tucano. E 162 blocos nas bacias marítimas de Campos, Ceará, Pará-Maranhão, Potiguar, Santos e Sergipe-Alagoas. Todos os 884 blocos estão detalhados no pré-edital, publicado pela ANP em 27/04/2018.

    Antes da publicação do pré-edital, estava prevista a oferta de 838 áreas em 12 bacias. Contudo, a Diretoria Colegiada deliberou na Reunião de 11/04/2018 sobre a inclusão dos 46 blocos não arrematados na 15ª Rodada de Licitações, realizada em 29 de março de 2018.

    Os blocos em estudo estarão disponíveis para a Oferta Permanente tão logo estejam concluídos seus estudos e avaliações, emitidos seus respectivos pareceres ambientais e após a realização de audiência pública.

    Shapefile dos Blocos em estudo: 

    Ressaltamos que este Shapefile contém todos os blocos (em oferta e em estudo) e que ainda poderá ser ajustado. 

    Blocos em estudo.shp

     

Fim do conteúdo da página
>